Na calada da noite, Cruzeiro anunciou Pezzolano no comando técnico
Em janeiro de 2022, o Cruzeiro surpreendeu e anunciou a contratação do treinador uruguaio Paulo Pezzolano. Até então desconhecido de boa parte dos torcedores brasileiros, o comandante estava no Pachuca, do México, e desembarcou na Toca da Raposa, em Belo Horizonte, para trabalhar pela primeira vez no Brasil.
“Estou muito empolgado de participar desse projeto do Cruzeiro. Vamos necessitar muito de vocês para os objetivos. Sei da força da torcida. Agora, mais do que nunca, estaremos juntos. Muita força e todos juntos!”, disse Paulo Pezzolano assim que desembarcou na capital de Minas Gerais.
Na época, o treinador uruguaio chegou com uma comissão técnica formada pelo auxiliar-técnico Martín Varini, pelo preparador físico Gonzalo Álvarez e pelo analista de desempenho Matias Filippini. O nome de Paulo Pezzolano foi uma indicação do então diretor da Raposa, Paulo André, que atuou ao lado do comandante no Athletico-PR, em 2006.
Cruzeiro mostrou que Pezzolano foi um grande acerto
Depois de chegar como um desconhecido, Paulo Pezzolano deixou o Cruzeiro como um dos técnicos mais importantes da história do clube mineiro. O uruguaio foi o responsável por conduzir o Cabuloso na campanha do título da Série B do Campeonato Brasileiro de 2022, que garantiu o retorno à elite após três temporadas seguidas longe da Série A.
No ano seguinte, Paulo Pezzolano costurou um acordo com a diretoria do Cruzeiro para deixar a equipe após a disputa do Campeonato Mineiro, quando foi eliminado na semifinal para o América-MG. Na sequência da carreira, o uruguaio se mudou para a Europa e atualmente comanda o Real Valladolid, da Espanha.